PESQUISA DE MERCADO – TER OU NÃO TER

Todas as decisões relacionadas a novos negócios contêm certo grau de incerteza. O risco mesmo calculado requer muitas medidas preventivas , afinal de contas como diz o ditado “ dinheiro não é capim” que nasce sem que sem precisar da nossa ação.

Quando se quer alcançar um objetivo , nada melhor do que conhecer ao máximo o caminho a ser percorrido seus rsicos e desafios. A pesquisa de mercado passa a ser um recurso de importância capital nesta hora.Assim, o sucesso de uma pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões. Pesquisar o mercado e as condições reais de produção da sua idéia quanto ao publico alvo, demanda potencial, a procura , a necessidade, a concorrência, a compatibilidade  do preço de venda estimado com o poder aquisitivo  do público alvo, entre outros,  são dados importantíssimos.  Muitas idéias ótimas são extintas pelo mercado por falta de pesquisa .

Embora uma pesquisa de mercado efetivada de maneira cientifica e obedecendo os requisitos técnicos padrão  não seja um investimento baixo para empresas nascentes,  vale a pena adotar esta ferramenta. Caso não seja possível contratar,  empreendedores  antenados  pesquisam usando o meio social, as redes de relacionamento profissionais, familiares, fazem ensaios, virtuais,  também  locais onde vão atuar,  coletam dados ,  tabulam as informações,  e assim conseguem adotar medidas estratégicas e tomar decisões mais seguras quanto ao  novo negócio.

Reduzir os riscos de falência, prejuízos e frustração também faz parte do Planejamento.

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