Blog - Prof. Rotter
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GERENTE LÍDER INCENTIVA SUA EQUIPE A ESTUDAR

Num século onde o domínio do conhecimento é vital para as corporações, não se pode mais aceitar gerentes “jurássicos” que buscam cercar-se de colaboradores desinformados. O incentivo ao estudo deve ser uma diretriz de qualquer empresa de pequeno, médio ou grande porte. E quem deve ser este incentivador? O Líder. Mesmo que ele não se sinta capaz ou em condições de fazer um curso superior, técnico ou rápido, deve incentivar seus colaboradores a fazê-lo.  Conheci um Gerente Operacional extremamente experiente que tinha apenas o 2º Grau, na época em que não haviam cursos a distância ou pela Internet que incentivassem seus colaboradores permanentemente aos estudos. Mas quando um deles se formava, ele era o primeiro da fila na formatura aplaudindo seu subordinado.

Um Líder transformador, como dizia Deming, tem como tarefa primordial formar outros líderes transformadores. Eu pessoalmente acredito que um Gerente que após dois anos no mínimo de empresa que deseje sair, e não tenha em seus quadros alguém capaz de sucedê-lo com competência, fracassou.

Formar novos líderes é uma tarefa magnânima gerencial, e verdadeiros líderes o fazem com maestria; Isto é ter juízo.

Uma ótima semana a todos!

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REUNIÕES MOTIVADORAS

As reuniões empresariais são ferramentas da mais alta relevância para qualquer grupo de trabalho, por isto devem ser tratadas como um dos momentos mais especiais da rotina empresarial. Uma celebração pela reunião de um grupo de pessoas ao redor de uma mesa e de um objetivo comum.

Reuniões desorganizadas, sem controle de tempo, longas, cansativas, pesadas, são improdutivas, as pessoas faltam ou chegam aos poucos, vagarosamente, sem vontade e com medo. O medo é o maior inimigo da Qualidade. Para que as reuniões conquistem uma participação entusiasmada e comprometida, a Liderança precisa criar a cultura das reuniões de planejamento, não de críticas, otimistas e não ameaçadoras, descontraídas e inovadoras, de onde os colaboradores saiam certos de que foi útil, gerou decisões as quais irão trazer resultados para a qualidade do trabalho da empresa e das pessoas que nela atuam. Algumas dicas básicas para os líderes:

a) Convoque a reunião com antecedência;

b) Solicite a cada participante os assuntos a tratar, e o tempo necessário para abordá-los;

c) Com estes dados, fixe hora para início e término da reunião;

d) Nomeie um facilitador, o qual deverá organizar a reunião, os assuntos, tempos, participações; e o registro das decisões resumidamente pontuando: “assunto” e “decisão”. O que não gerar decisão não merecerá registro;

e) Antes do início das reuniões futuras o facilitador deverá acompanhar o progresso das ações planejadas nas reuniões anteriores; importante não impor prazos – estes devem ser negociados com os participantes;

f) Durante as reuniões oriente, aconselhe e elogie muito, deixando as críticas para fazer em caráter reservado.

Norberto Rotter

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QUEM FAZ BEM, FAZ SEMPRE!!

Vocês já pararam para observar que na maioria dos grupos de trabalho, existe um colaborador o qual denomino de “João confiança”? Um que todos sabem que quando encarregado de uma tarefa dá show, se esmera, se supera, trabalha depois do expediente, leva serviço para casa, mas na hora de entregar o trabalho solicitado!? Lá estará o “João confiança” com o trabalho pronto e sem erros.

Assim, quando o trabalho for desafiador, de muita responsabilidade, ou vai colocar “cabeças” em risco, quem será escalado para o trabalho? O “João Confiança”. Desta forma um dos preceitos básicos da Liderança que é promover a justiça, irá por água abaixo. Porque recair apenas sobre uma pessoa trabalhos de alta responsabilidade?

A acomodação de muitos chefes que agem assim, traz para o grupo pura acomodação e ausência de crescimento. E se perguntar a estes chefes : — Porque você só da trabalhos desafiadores para o João? Ele responderá: — Ora! se der para o fulano vai atrasar, se der para o beltrano vai vir errado, desculpe mas estas coisas tem de ser para o João!!!

Empresas e chefes agindo assim com seus “Joões” prejudicam gravemente estes abnegados colaboradores os quais vivem estressados, sem tempo para a família, por vezes tomando remédios para dormir enquanto seus colegas divertem-se nas horas de folga, isto quando não riem pelas costas do “João Confiança”.

Verdadeiros Líderes promovem e eficiência do grupo como um todo. Se alguém não é bom o suficiente, mais desafios deve receber e mais acompanhamento até chegar ao nível dos demais. Liderar significa sinergizar talentos, promover equilíbrio nas competências e desempenho das equipes e, sobretudo, recompensar os melhores, jamais sobrecarregá-los.

Um ótimo fim de semana a todos

Norberto Rotter

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OLHE PRA FRENTE!

Você dorme todos ao dias pensando no que fez durante o dia? Nos acertos, nos erros? Nas decisões e atitudes que tomou? Pois saiba que não está sozinho!
O medo de errar consome as noites e os dias te todo o ser humano, de todo o profissional, seja ele presidente de uma grande corporação ou um humilde e competente servente de pedreiro. Esta é a realidade de uma sociedade que premia o erro e ignora o acerto. As famílias, as empresas, os clubes, os grupos sociais em última análise, como reflexo contínuo e permanente de uma sociedade competitiva e em crescimento, exercem uma pressão involuntária (na maioria das vezes) sobre os indivíduos, proibindo o erro. Enquanto para um cientista o erro é motivo de comemoração pela oportunidade de recomeçar, para a maior parte da sociedade passa a ser a expressão minúscula de um possível fracasso de toda a história humana ou diária de uma pessoa.
Assim você perde oportunidades enormes de melhorar sua qualidade de vida remoendo o “passado presente”. Perde o sono, perde o diálogo com a esposa, aquele passeio no shopping com o filho, aquele jantar com os amigos, aquele bate-bola no clube, aquele filme, aquela oportunidade de ser feliz naquele momento!
Pare já com isto! Eu perdi momentos valiosos da minha “vida valiosa” remoendo o “passado presente” , quando na imensa maioria das vezes tinha dado O MELHOR DE MIM!
Pare agora de remoer ações nas quais deu o seu melhor; espere o novo dia com otimismo, acredite sinceramente que mesmo que não tenha agradado a todos, você fez o máximo. Que agradar a todos é sempre impossível. Sobretudo não desperdice horas raras e irreversíveis da sua vida remoendo o “passado presente” quando você tem a certeza que FEZ O MELHOR!

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ESTUDANDO O SEU TRABALHO

Conhecer o seu trabalho é uma das premissas do profissionalismo (conhecer, dominar e atuar de acordo com as exigências éticas e técnicas do seu trabalho), daí a necessidade de estar em constante aperfeiçoamento. E lá se foi o tempo que os funcionários colaboradores esperavam pelo programa de treinamento da empresa, ou pela inclusão que a loja fazia em algum curso externo para melhorar seu desempenho. Os tempos mudaram e muito. O avanço vertiginoso, constante e invisível das tecnologias numa velocidade incontrolável de tempo, não permite mais que o capital humano fique a espera de um curso para melhorar seu desempenho. É preciso estudar todo o dia o seu trabalho. Portanto:

a) Procure diariamente, nas horas de folga em sua casa, dedicar 30 minutos para pesquisar algum assunto relativo ao seu trabalho;

b) Utilize sem constrangimento aquele colega de trabalho mais experiente, pergunte muito e colha dele informações valiosas que o auxiliarão na rotina diária;

c) Enquanto não estiver atendendo os clientes ou auxiliando na organização loja, ocupe este tempo estudando seu trabalho, leia manuais de procedimentos, especificações de equipamentos, verifique de que material foi confeccionado, origem de fabricação, matéria prima, etc. Enfim, busque toda a informação que venha auxiliar no seu desempenho profissional;

d) Invista um pequeno percentual do seu salário na sua evolução profissional. Matricule-se em cursos de extensão, estes rápidos de uma semana de 15 a 40 horas ofertados pelo sistema “S“, ou associações comerciais. As empresas valorizam cada vez mais profissionais que tomam a iniciativa de investir em si mesmos.

Uma ótima semana a todos!

Norberto Rotter

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O “Gerente Pastor”

Já observaram como as igrejas protestantes são criticadas e por vezes até ridicularizadas no nosso dia-a-dia? Mas já pararam para pensar por que pessoas tão humildes trabalhadores assalariados deixam seus dízimos nestas congregações com tanta felicidade?
Existe uma explicação lógica e humana nestas atitudes de crença e comprometimento.

Aquele “paroquiano” ou “crente” como queira, entra e sai da empresa mal vestido, sem uniforme, 30 dias sem ser notado. Seus gerentes ou “patrões” mal sabem seu nome, onde mora, quantos filhos possui, se sofrem por alguma doença grave, sequer se tem alguma família. Então domingo este mesmo “crente operário” coloca um terno, gravata, a esposa se arruma cheirosa e bela, coloca ainda nos filhos a melhor roupa e lá vão todos para a Igreja. Lá chegando, o gerente “presidente” da empresa (Igreja) o espera na porta, lhes recebe com um sorriso aberto, cumprimenta um por um, chamando-os pelo nome, pergunta como está a construção da casa na vila tal, como esta a dona fulana mãe da esposa e se o filho menor melhorou da garganta.

O dia que os gerentes passaram a conhecer profundamente seus colaboradores, sua família, suas angustias e apreensões e além disso passarem a recebê-los na porta da empresa com um sorriso de boas vindas, os níveis de motivação e produtividade alcançarão índices tão altos ao ponto do salário deixar de ser a única recompensa significativa para o Capital Humano.

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Alguns momentos de Palestras de Norberto Rotter

Confira alguns trechos das Palestras de Norberto Rotter – um dos maiores palestrantes motivacionais do país.

As palestras de motivação, vendas, liderança e ética são ideais para integrar Programas de Desenvolvimento Humano, Congressos, Lançamento de Produtos ou Serviços, Semanas de Aperfeiçoamento e Eventos Empresariais diversos.

Chegou a hora de motivar! Entre em contato e leve uma das palestras para a sua empresa.

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CORDIALIDADE VENDE!

CORDIALIDADE VENDE!

Se em tempos de prosperidade tratar o cliente com cordialidade ajuda a vender, imagine em tempos de crise. Dar as boas vindas, usar sempre as expressões “por favor”, “muito obrigado”, “volte sempre”, são expressões que aproximam, conquistam, prendem as pessoas. Estas práticas estão cada dia mais distantes da nossa rotina, sobretudo dos jovens que estão entrando no mercado de trabalho em sua maioria contaminada pelo chamado “internetês”.

Gestos como falar em pé com quem está em pé (salvo exceções funcionais), oferecer um assento, conduzir o cliente a um setor da empresa que ele demonstra desconhecer, a bondade nas palavras,  carinho nas expressões, são gestos e atitudes essenciais à comunicação saudável e aumentam o valor da sua empresa, seus produtos e serviços na visão dos clientes.

Nesta segunda-feira cedo reúna seus colaboradores e fale uns  quinze minutos sobre este assunto, promova um pacto pela cordialidade e reduza os efeitos da crise nas vendas.
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FOCO NO CLIENTE!

FOCO NO CLIENTE!

Muitos erros são cometidos pelos vendedores durante o processo de vendas, mas hoje eu gostaria de destacar um que tem papel decisivo para o fracasso delas: A falta de foco nos clientes.
Durante a importante fase de levantamento das necessidades onde os clientes manifestam o que desejam comprar, inicia-se uma quantidade enorme de esforços por parte do vendedor no objetivo de fechar a venda. Explicações sobre as características do produto, como funciona, procedência, garantias e etc. são vastamente expostas, e tudo isto realmente é muito importante! Só que depois que o cliente saiu sem comprar nada, se alguém questionar aquele vendedor sobre; que perguntas ele fez sobre as reais necessidades do cliente, onde e como o cliente pretendia usar o produto, o que o cliente esperava que o produto fizesse por ele, quais o BENEFÍCIOS esperados pelo cliente, descobre-se que nada disto foi perguntado.
Ou seja, a fase de levantamento das necessidades foi “pobre”. Nela só funcionou o famoso “que posso ajudar?”; o cliente simplesmente disse o que queria, e o vendedor partiu para a venda, sem esgotar as perguntas importantes para levantar as reais necessidades e expectativas do cliente. Neste caso sobrou foco no produto e faltou FOCO NO CLIENTE!
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VOU PULAR ATÉ NÃO DAR MAIS! MAS VOLTAREI INTEIRO!

VOU PULAR ATÉ NÃO DAR MAIS! MAS VOLTAREI INTEIRO!

O Carnaval é uma festa popular sadia familiar, divertida e marcante em nossas vidas. Mas também é uma festa  propícia a liberação, exageros, ruptura de limites, experimentação, ousar, correr riscos não calculados, os quais por vezes trazem consequências pesadas e duradouras, não apenas para a nossa vida, mas também para nosso trabalho.

Atrasos e faltas no retorno ao trabalho por ressaca, falta de planejamento da viagem, engarrafamentos, internações hospitalares, ocorrências policiais, acidentes, coma por bebida, drogas, etc. podem sim interromper uma bela carreira através de uma demissão, uma suspensão ou advertência. Isto sem falar nas consequências que podem vir depois como a gravidez indesejada, a dependência química, as DSTs, etc. Todas perfeitamente evitáveis quando sob efeito da razão.

Neste Carnaval divirta-se para valer! Mas lembre que na quarta-feira todos voltaremos a realidade!

Alguém disse “Mais vale um grão de imagem do que uma tonelada de competência”.

Cuide de si com intensidade e lembre que, você é um valioso patrimônio para sua família, para sua escola, seus amigos e para a empresa para qual trabalha. Cuide também das pessoas à sua volta, cuide da sua carreira.

Um inesquecível Carnaval para todos nós!

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