Blog - Prof. Rotter
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Prevenção ou correção: qual a melhor estratégia para uma gestão inteligente?

Prevenção ou correção: qual a melhor estratégia para uma gestão inteligente?


A velocidade com que as coisas acontecem agora é muito maior do que antes. O acesso à informação e treinamento também. Mas ainda assim me deparo, constantemente, com empresas que não estão tendo uma gestão inteligente até hoje, e continuam lidando com os problemas de forma corretiva e nunca preventiva.

É claro que diversas situações podem ser inesperadas, e para isso podemos apenas desenvolver um plano de contenção de crises (que também se encaixa em gestão inteligente). Porém, quando uma situação passa a ser recorrente, é possível rastreá-la e evitá-la, e com isso, desenvolver um projeto preventivo.

Isso cabe em indústrias, fazendas, lojas, fábricas, enfim, todo tipo de negócio dos mais variados tamanhos. O que muda? A necessidade de uma visão estratégica para o negócio, onde se deixe de ver o preventivo como custo e sim como investimento.

Eu sempre oriento as empresas que faço consultoria a olhar para os últimos relatórios de consertos, compras urgentes, para que possamos analisar juntos aquilo que é recorrente, porque se tem recorrência pode ser antecipado.

Isso garante melhores possibilidades de negociação, evita prejuízos de equipamentos ou equipes paradas, e garante funcionamento o máximo de tempo possível. A verdadeira lucratividade está em ganhar dinheiro evitando situações que já poderiam ter sido sanadas.

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Uma boa oratória pode fazer a diferença na sua vida profissional

Uma boa oratória pode fazer a diferença na sua vida profissional

60% dos brasileiro têm medo de falar em público. Vamos trazer isso pra uma sala de aula? A cada 20 alunos, apenas 8 se sentirão à vontade para apresentar um trabalho diante da turma. Agora pense isso na realidade da sua empresa: será que seus colaboradores se sentem à vontade e confiantes quando precisam apresentar um projeto internamente ou para um cliente? Há grandes chances de que muitos não estejam. 

Esse dado é muito representativo, principalmente se pensarmos que nós estamos o tempo todo comunicando através da nossa linguagem corporal, comportamento e fala. Será que sua equipe de vendas não poderia estar performando muito melhor se tivesse o controle de técnicas de oratória? Eu não tenho dúvidas disso. 

Pensando nisso, separei aqui algumas dicas práticas e iniciais da técnica de oratória, que irão facilitar esse processo para você, e posteriormente, para sua equipe: 

1 – Entenda que é uma prática e não um dom, logo, treinar é sempre a melhor opção. Treine o que precisa falar e veja sua postura treinando em frente ao espelho; 

2 – Treine a altura e ritmo da sua fala. Ninguém se sente confortável com alguém falando alto, não é? Treine uma fala branda, e com um ritmo que gere entendimento e interesse pelo público. Para entender qual o melhor ritmo, ouça ativamente podcasts ou vídeos de palestrantes. 

3 – Pense uma sequência do que precisa ser dito e entenda o conteúdo. Não decore! Você precisa ter domínio do assunto e não uma cola, até porque, caso você esqueça exatamente qual era o texto, você precisa seguir sua apresentação. 

E aí, que tal praticar essas 3 dicas já para sua próxima apresentação em público? Tenho certeza que, aos poucos, você se sentirá mais confiante. E lembre-se: sempre há o que aprender e aperfeiçoar! 

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Como sua empresa olha para o colaborador?

Como sua empresa olha para o colaborador?

Como sua gestão olha para o colaborador hoje: como número ou como pessoa? Eu entendo, dependendo do tamanho da sua empresa começa a ficar difícil saber o nome de todos, mas, não estamos falando apenas disso. Estamos falando sobre gestão, sobre cultura organizacional. 

Ao ter o seu colaborador como humano, como indivíduo e não como número, você entende que os problemas que este colaborador tem, inevitavelmente, também será um problema para trabalharem juntos para a solução – sempre que possível.

É muito comum que empresas passem a oferecer parcerias com faculdade pensando nos filhos dos colaboradores, ou plano de saúde para os dependentes, creches internas para as colaboradoras que precisam levar os filhos ao trabalho, etc. 

O fato é que quero trazer a reflexão que o conceito de “chefe” não existe mais. Ou você se torna um líder, um gestor, ou sua empresa aos poucos deixará de ser respeitada pelos seus colaboradores, e consequentemente, perderá espaço no mercado. 

O que você espera do seu negócio para o futuro? Comece olhando a forma como você cuida do seu colaborador. 

Eu já trouxe aqui no blog há alguns anos um texto que falo mais sobre isso. Você pode conferir também neste link: 

http://norbertorotter.com.br/blog/2012/06/
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Lidere pelo exemplo: como você pode se tornar um líder que inspira seus colaboradores

Lidere pelo exemplo: como você pode se tornar um líder que inspira seus colaboradores

Você precisa proibir essa frase da sua empresa e do seu modelo de gestão: “Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”. Sejamos sinceros, você realmente acha que o seu colaborador irá seguir alguma instrução de quem não cumpre com as próprias regras que implementa?

Precisamos, cada vez mais, entender que uma organização funciona de forma homogênea, onde todas as regras e exigências precisam ser implementadas e seguidas por todos, começando pela diretoria. 

Seja um gestor que inspira os colaboradores, não que gere pelo medo. Seja o primeiro a chegar, o primeiro a entender dos processos, o decisor que está próximo aos colaboradores e que participa de fato da cadeia produtiva. Isso não significa que você precisará voltar ao operacional, mas estar próximo e entender como as coisas funcionam é muito importante. 

Esqueça o conceito de “Sala da Presidência”, que fica a muitos metros da equipe, que as pessoas mal têm acesso. O bom líder é aquele que está aberto a ouvir, sugerir e que de fato vê o colaborador como aquele que também detém informação e conhecimento. 

Anote aí 3 ações para que você comece a se tornar um líder inspirador: 

1 – Seja um bom ouvinte.

2 – Esteja disposto a implementar mudanças e melhorias na empresa.

3 – De bons exemplos, para além da esfera do trabalho. 

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O que motiva um colaborador?

O que motiva um colaborador?

Antes de mais nada, convido você a uma reflexão: você já perguntou para a sua equipe o que a motiva? Pois é, esse é um questionamento que nem sempre fazemos aos colaboradores e membros da equipe, e que no fundo tem uma importância gigantesca. Afinal, como pensar uma ação de incentivo sem saber o que irá mexer de fato com aquele colaborador?

Talvez seja comum pensarmos que a principal motivação para qualquer pessoa está relacionada ao dinheiro. Mas será que é essa a motivação que realmente mexe com um colaborador, a ponto de desejar alcançar as metas propostas? 

Para algumas pessoas, mais do que uma recompensa pontual, o que ela busca é estabilidade ou projeção futura, como um plano de carreira por exemplo. Outras valorizam mais a possibilidade de oportunizar momentos únicos para sua família, como jantares ou viagens. 

Por isso tantas ações de incentivo acabam não atingindo os resultados esperados, porque foram pensadas “de cima para baixo”, e não envolvendo os colaboradores nesse processo de planejamento. 

Um bom líder precisa conhecer seus colaboradores, estar próximo a eles, e assim conseguir construir propostas que façam sentido e funcionem, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. 

E aí, que tal na próxima semana fazer uma reunião com seus colaboradores para entender o que de fato os motiva? 

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O que podemos aprender com a cultura organizacional de grandes empresas

O que podemos aprender com a cultura organizacional de grandes empresas

A cultura organizacional de uma empresa está diretamente atrelada ao seu sucesso. Ela é exclusiva e baseada nos objetivos e princípios traçados desde o início das atividades daquela organização. Também é importante reforçar que ela não pode ser criada, mas é um processo natural, que pode ser reforçado.

A Coca-Cola, por exemplo, é uma das empresas mais valiosas do mundo, e se destaca por uma cultura organizacional de sucesso. A empresa apresenta crenças presentes no dia a dia, com valores e orientações globais pautadas em diversidade e inclusão, com quatro pilares principais: criar, articular, regular e avaliar.

No Brasil temos a Natura, outra grande empresa que se destaca por uma cultura organizacional valiosa. O lema “bem estar bem” é percebido também no ambiente interno, pois a companhia busca valorizar cada funcionário, fazendo com que seus colaboradores sintam-se mais conectados e pertencentes àquele lugar.

Com essas empresas e com outros tantos exemplos que eu poderia citar, podemos aprender alguns ideais que deveriam ser básicos. A cultura organizacional ajuda a empresa a crescer e, para isso, um ambiente de trabalho mais divertido, inclusivo, que não gere tanta exaustão e valoriza o colaborador, é fundamental. Com tudo isso bem definido, você consegue extrair a melhor produtividade de seus funcionários, humanizar a sua empresa e decolar os seus negócios de forma mais eficiente.

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3 situações que desmotivam o seu colaborador

3 situações que desmotivam o seu colaborador

A frase é antiga, mas é uma grande verdade: o ativo mais importante de uma empresa são os colaboradores. Afinal, como você já deve imaginar, é através dos seus colaboradores que seus clientes percebem e entendem a sua empresa.

Se o seu colaborador não está motivado, isso com certeza será percebido pelo seu cliente. E isso se reflete em empresas dos mais diferentes setores e tamanhos. Afinal, mesmo que você seja uma grande fazenda ou multinacional, a comunicação se dará sempre entre 2 pessoas, e com isso fica fácil perceber quando há alguma insatisfação por parte do seu representante.

Hoje quero conversar com você sobre 3 situações que tendem a desmotivar um colaborador, para que você evite em sua empresa: 

1 – Fofocas. Sim, o ser humano é um ser social, e é natural que alguns comentários e brincadeiras aconteçam. Porém, quem é algo desse tipo de situação com certeza não se sente confortável. A desmotivação também pode acontecer em decorrência de um comentário infeliz. Por isso, evite esse tipo de situação dentro da sua empresa.

2 – Promoção não cumprida. Se você prometeu ao seu colaborador alguma promoção, bonificação ou oportunidade, cumpra-a. Não há nada mais perigoso para o desenvolvimento de um profissional que a frustração de não ter aquilo que lhe foi prometido. Caso a situação aconteça em decorrência de uma mudança repentina na empresa, como uma crise econômica por exemplo, deixe isso claro ao colaborador. 

3 – Comunicação distante. Seu colaborador precisa ter abertura para falar com você, gestor. O presidente da empresa que ainda tem uma sala afastada de todos, que nunca tem horário para ouvir um colaborador e que não se junta a eles, não terá uma equipe motivada. A imagem de “chefe” não é inclusiva, ela apenas gera distanciamento. Não cometa este erro em sua empresa.

Se você já identificou alguma dessas situações em sua empresa, desenvolva um trabalho de mudança interna para que, aos poucos, isso deixe de fazer parte da cultura da empresa. Isso com certeza será bem recebido pelos colaboradores. 

Colaborador feliz é empresa próspera!

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Como Motivar Equipes de Sucesso

Como Motivar Equipes de Sucesso

Uma equipe de sucesso é composta de colaboradores que no conjunto de suas atribuições técnicas e comportamentais alcançam os resultados que a missão da empresa propõe e exige.

Ela tem por características objetivos claros que são perseguidos a partir de um planejamento inteligente que reúna os talentos de maneira sinérgica em torno da qualidade e produtividade.

Um arranjo de competências onde o nós supera o “eu” em todos os momentos. Uma equipe de sucesso tem no seu DNA a paixão pelo resultado.

Equipes Motivadas

Uma equipe motivada é feita de expectativas de realização pessoal atingíveis num ambiente de trabalho saudável, ético, participativo, transparente e solidário na missão de trabalhar.

Uma equipe motivada exala alegria e amor ao trabalho o tempo todo.

Tem em sua essência a presença marcante da liderança humanística que tira dos talentos disponíveis o máximo através da sua capacidade de inspirar cada colaborador a pular da cama pela manhã entusiasticamente na direção do trabalho.

Uma liderança consciente de que trabalha com parceiros mais que uma simples mão de obra. Uma equipe motivada exala alegria e amor ao trabalho o tempo todo.

Características de uma equipe motivada

Equipes motivadas demonstram as seguintes características:

  1. Convivência leve e sadia;
  2. Sinergia, onde as tarefas representam prazer e não sacrifício;
  3. Disciplina consciente onde as pessoas dão seu melhor sem ser fiscalizadas;
  4. Humildade generalizada que propicia troca permanentemente de conhecimento;
  5. Nelas todos sentem-se competentes  fornecedores de suporte aos colegas de trabalho;
  6. Possuem forte orgulho pela empresa e departamento que atuam;
  7. Cada componente do time não abre mão de estudar , evoluir, estudar, melhorar estudar e estudar;
  8. Comemoram permanentemente resultados pessoais da equipe;
  9. Possuem ótima relação pessoal e social.

Como motivar equipes de sucesso

As equipes são extensão dos indivíduos que as compõem, os quais possuem como “combustíveis” a expectativa permanente de alcançar novas conquistas.

Assim se torna imprescindível a figura de um líder nutridor de talentos, que saiba mais ouvir do que falar, que pratique a liderança participativa, que tenha extrema habilidade para lidar com pessoas e personalidades diferentes, que desafie diariamente, todo o tempo cada um e a todos a alcançar novas conquistas sejam operacionais de melhoria pessoal contínua, sejam grupais que levem o grupo ao sucesso.

Apenas uma liderança competente e efetiva é responsável por motivar.

Apenas uma liderança competente e efetiva é responsável por motivar.

Os colaboradores destes tempos desejam algo maior que receber ordens, muito mais, elas querem estímulos sobretudo.

Só os líderes são capazes de tocar a sensibilidade de cada colaborador ao ponto de produzir estímulos para a inovação, produtividade e para a qualidade.

Posso contratar alguém para MOTIVAR minha equipe?

Sim, eles estão em todos os lugares, ansiosos pela oportunidade que as empresas possam oferecer.

Muitos disponíveis porque ainda existem empresas que ainda apostam no “manda quem pode, obedece quem tem juízo” , em chefes autoritários com grande foco na tarefa e pouco foco nas pessoas.

Mas eles estão em todos os lugares a espera de uma oportunidade. Muitas vezes dentro da própria empresa ou esquecidos ou a margem dos processos por serem avaliados como ” muito bonzinhos”.

Líderes motivados e sucesso da equipe

É preciso encontrá-los. Os resultados podem demorar, mas serão consistentes, sólidos e duradouros. Basta que recebam total apoio da alta direção e tempo para trabalhar.

Você conhece as palestras e treinamentos de motivação de Norberto Rotter?

Nossas palestras e treinamentos são focadas no ser humano como maior capital da empresa.

Sem nenhum cunho paternalista, ou de vitimizar os colaboradores nossa enfase é o modelo de gestão razão do nosso sucesso em 20 anos atuando em Consultoria Organizacional e Humanística.

“Dê o mínimo indispensável em recursos humanos e materiais para seu colaborador e exija o máximo em resultados”.

Uma empresa pode multiplicar seu lucro num modelo de gestão com foco no lucro. Mas pode multiplicar estes lucros se mudar o foco na direção das pessoas.

Por sua vez os colaboradores deste milênio não podem mais depender da empresa para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

As mudanças ocorrem em segundos e é um erro esperar que a empresa seja a unica responsável pelo crescimento dos seus colaboradores.

Cada colaborador deve se tornar um endo-empreendedor, criando para si novas oportunidades, melhorando continuamente através da busca constante da sua qualidade pessoal, inovando, sugerindo e cobrando qualidade de todos, de si, dos colegas, dos subordinados e também educada e respeitosamente de seus líderes.

Trabalhamos multiplicando talentos pelo incentivo a auto realização, auto estima e auto desenvolvimento.

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Como realizar uma motivadora confraternização da empresa?

Como realizar uma motivadora confraternização da empresa?

É comum e extremamente importante festas de confraternização de final de ano nas empresas, as quais oxigenam relações, quebram barreiras e renovam a confiança no espírito de “time”.

É o momento que corpos cansados da batalha anual precisam realimentar seus espíritos, sua alegria e  motivação. Ao longo da carreira onde organizamos  uma centena de eventos e participamos de outra centena deles, pudemos aprender medidas simples que evitam erros gravíssimos cometidos ingenuamente nestes momentos tão emotivos,  sensíveis e delicados.

Faço então um pequeno resumo daquelas falhas mais comuns as quais acrescento algumas dicas e técnicas que já utilizei ou implementei nas instituições com sucesso e simplicidade:

ERRO 01 –  AUSÊNCIA DA FAMÍLIA

Convidar os profissionais sem sua família

DICA: Fim de ano é um período onde toda a emoção está voltada para a família e a empresa. Reconhecimento e gratidão é o que seu colaborador quer oferecer aos dois.

ERRO 02 –  DIMINUIR O EVENTO

Convidando o time para uma “festinha”, um “jantarzinho”, ou um “coquetelzinho rápido!”

DICA:  Não importa a simplicidade do que pretende oferecer, dê ao evento um tratamento e uma denominação motivadores.

ERRO 03 –  HOMENAGEAR AS PESSOAS INFORMALMENTE

e ou no final da festa, quando todos, um pouco mais “alegres”,  sacaneiam o homenageado do que propriamente o homenageiam.

DICA: As homenagens devem ser formais, se possível apresentando fatos e dados. Recomendo homenagear as pessoas antes ou durante o início do evento pois este é um momento inevitavelmente sóbrio.

ERRO 04 –  DAR DEMASIADO DESTAQUE  ÀS AUTORIDADES

do que aos componentes do time empreendedor das ações.

O que chamo de efeito “escola de samba”, enquanto trinta empurram o carro alegórico anonimamente alguém fantasiado lá em cima desfila e é aplaudido.

DICA: Os Presidentes e  Diretores merecem e devem ser homenageados, mas jamais devem tomar o lugar nestas ocasiões daqueles que realmente atuam na linha de frente.

ERRO  05 – DESORGANIZAÇÃO

O som não funciona, esqueceram da música, o conjunto atrasa, a comida estraga, sem “croquis” amplamente divulgados as pessoas não encontram o local, falta comida, falta transporte,  tem goteira, se promovidos jogos,  sem organização, só geram desordem e conflitos entre colegas, etc, etc, etc.

Aquilo que deveria ser uma festa de confraternização vira  “conflito e desilusão”.

DICA:  A organização que a empresa exigiu durante o ano todo,  exige agora que ela  dê o exemplo. Nomeie responsáveis, inspecione tudo um dia antes e duas horas antes. Garanto que haverá “erro zero” ou pequenos e insignificantes erros.

ERRO 06 – REALIZAR O EVENTO EM LOCAIS IMPRÓPRIOS,

feios, mal decorados, distantes ou inacessíveis para a maioria.

DICA: Escolher um local bonito, no mínimo limpo e atraente, seu time fez por merecer.

ERRO 07 –  PRIVILEGIAR DIRETORES E GERENTES

com mesa especial, servirem-se ou serem servidos antes.

DICA: Esta é a hora que todos devem demonstrar fazer parte de um único corpo, sem mesas especiais, as autoridades da empresa misturadas ao time dentro do evento poderão conversar com seus colaboradores e sua família promovendo uma grande integração.

Todos entrarão igualmente na fila para o buffet , a bebida, a carne, etc…

ERRO 08 – COLOCAR COLABORADORES DA EMPRESA PARA TRABALHAR

em qualquer atividade da festa por qualquer motivo, economia, praticidade. Desastroso!

DICA: Esta é a hora em que todos devem dar e receber gratidão e homenagens e ninguém consegue fazer isto trabalhando no único dia que foi feito para ele simplesmente assistir e emocionar-se.

Este é o dia da empresa contratar toda a mão de obra necessária para o evento. A empresa já economizou ou devia ter economizado durante o ano inteiro. Esta é a hora do time inteiro estar abraçado.

FESTAS PARA GRANDE NÚMERO DE PESSOAS:

ERRO 09 – NÃO EXIGIR TRAJE

(no mínimo) ESPORTE SOCIAL ou ADEQUADO A OCASIÃO

DICA: Por mais simples  que seja a atividade da sua empresa, este é um momento especial, em que alguma formalidade deve e pode ser exigida.

Todo mundo arranja uma roupa melhor quando quer ou é exigido. Isto tornará o ambiente e o evento mais respeitável, aumentará a auto-estima dos colaboradores, inibirá conflitos e eventuais desavenças comuns nestas ocasiões.

ERRO 10 – NÃO ESTABELECER HORA

para terminar a festa, o baile ou jantar.

DICA: Com hora para terminar a maioria dos convidados não ultrapassaram os limites de consumo de bebida alcoólica.

ERRO 11-  SERVIR BEBIDAS QUENTES E GELADAS

indistintamente e em quantidade.

DICA: Grandes festas recomenda-se refrigerante,  cerveja e nada mais. É comum nestes dias que a euforia determine misturas perigosas, e de resultados desastrosos para o evento.

Basta que alguém passe mal para estragar a noite de todos!

ERRO 12 – FAZER POR FAZER

Ou promover o evento sem o espírito sincero da mais profunda gratidão.

DICA: Só promova o evento imbuído do espírito de um sadio reconhecimento!

Boas festas empresariais!

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ABORDAGEM VENDE MAIS

ABORDAGEM VENDE MAIS

Quantas vezes você já entrou numa loja e ficou circulando um tempão sem ser atendido e acabou decidindo ir embora? Por certo que muitas. Todos os dias e o tempo todo alguém passa por isso porque lojistas não estão preparados e nem preparam seus vendedores para esta fase tão importante do processo de vendas que é a abordagem.

O Cliente deve ser abordado imediatamente pelo primeiro profissional que estiver na linha de frente. Se quem estiver nessa situação for o Gerente, caberá a ele sim abordar o cliente.

Esta abordagem deve ser composta de no mínimo saudação, sorriso e apresentação pessoal. Se incluir o desejo de boas vindas aí ficará perfeito; Estima-se que lojas perdem um faturamento proporcional a 20% do seu faturamento líquido mensal pela deficiência no quesito “abordagem”.

Então mãos à obra! Aumente suas vendas fazendo da “linha de frente” da sua loja um time afinado na arte de bem receber os clientes.

Uma ótima semana a todos!

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