SITE “RECLAME AQUI”, LOJISTAS EM ALERTA!

       Na era digital, as regras de relacionamento dos clientes com os fornecedores de produtos e serviços também sofrem alterações vertiginosas. A web hoje é uma ferramenta valiosa para o relacionamento  dos consumidores 2.0,  aqueles que utilizam a tecnologia em seu dia a dia, do celular, do Twitter, Orkut, Facebook nas relações de consumo. Se por um lado crescem os erros e prejuízos causados aos consumidores  junto com o crescimento  do consumo, por outro lado surgem para ficar livres  iniciativas de defesa deste mesmo consumidor. Um exemplo disto é o site “RECLAME AQUI”.  
     O site “Reclame Aqui” é o espaço do consumidor na Internet. Nele o consumidor pode exercer sua cidadania expressando sua reclamação quanto a atendimento, compra, venda, produtos e serviços. O sistema de reclamações é aberto a qualquer cidadão. Sem qualquer custo a reclamação é publicada e um aviso é encaminhado via e-mail à parte reclamada. As empresas poderão responder a qualquer momento, publicando assim sua resposta à reclamação do cidadão, bastando apenas estarem cadastradas no site (totalmente GRATUITO). As reclamações cadastradas irão gerar um ranking sempre atualizado das empresas conforme critérios de número de reclamações, tempo de resposta, ausência de resposta, índice de solução, número de avaliações, nota do reclamante e outros dados. O sistema é totalmente automatizado, não havendo interferência de operador na geração dos dados do ranking.  Resultado, um sucesso que aumenta ano a ano.
       Lojistas e prestadores de serviço estão em alerta, não só respondendo  as reclamações dos clientes do site mas, principalmente, tomando medidas corretivas internas para melhoria das relações de consumo com seus clientes. No final,  todos ganhamos com isto.
Um ótimo final de semana para você!

Norberto Rotter 

Add a Comment

Your email address will not be published.