Como realizar uma motivadora confraternização da empresa?

É comum e extremamente importante festas de confraternização de final de ano nas empresas, as quais oxigenam relações, quebram barreiras e renovam a confiança no espírito de “time”.

É o momento que corpos cansados da batalha anual precisam realimentar seus espíritos, sua alegria e  motivação. Ao longo da carreira onde organizamos  uma centena de eventos e participamos de outra centena deles, pudemos aprender medidas simples que evitam erros gravíssimos cometidos ingenuamente nestes momentos tão emotivos,  sensíveis e delicados.

Faço então um pequeno resumo daquelas falhas mais comuns as quais acrescento algumas dicas e técnicas que já utilizei ou implementei nas instituições com sucesso e simplicidade:

ERRO 01 –  AUSÊNCIA DA FAMÍLIA

Convidar os profissionais sem sua família

DICA: Fim de ano é um período onde toda a emoção está voltada para a família e a empresa. Reconhecimento e gratidão é o que seu colaborador quer oferecer aos dois.

ERRO 02 –  DIMINUIR O EVENTO

Convidando o time para uma “festinha”, um “jantarzinho”, ou um “coquetelzinho rápido!”

DICA:  Não importa a simplicidade do que pretende oferecer, dê ao evento um tratamento e uma denominação motivadores.

ERRO 03 –  HOMENAGEAR AS PESSOAS INFORMALMENTE

e ou no final da festa, quando todos, um pouco mais “alegres”,  sacaneiam o homenageado do que propriamente o homenageiam.

DICA: As homenagens devem ser formais, se possível apresentando fatos e dados. Recomendo homenagear as pessoas antes ou durante o início do evento pois este é um momento inevitavelmente sóbrio.

ERRO 04 –  DAR DEMASIADO DESTAQUE  ÀS AUTORIDADES

do que aos componentes do time empreendedor das ações.

O que chamo de efeito “escola de samba”, enquanto trinta empurram o carro alegórico anonimamente alguém fantasiado lá em cima desfila e é aplaudido.

DICA: Os Presidentes e  Diretores merecem e devem ser homenageados, mas jamais devem tomar o lugar nestas ocasiões daqueles que realmente atuam na linha de frente.

ERRO  05 – DESORGANIZAÇÃO

O som não funciona, esqueceram da música, o conjunto atrasa, a comida estraga, sem “croquis” amplamente divulgados as pessoas não encontram o local, falta comida, falta transporte,  tem goteira, se promovidos jogos,  sem organização, só geram desordem e conflitos entre colegas, etc, etc, etc.

Aquilo que deveria ser uma festa de confraternização vira  “conflito e desilusão”.

DICA:  A organização que a empresa exigiu durante o ano todo,  exige agora que ela  dê o exemplo. Nomeie responsáveis, inspecione tudo um dia antes e duas horas antes. Garanto que haverá “erro zero” ou pequenos e insignificantes erros.

ERRO 06 – REALIZAR O EVENTO EM LOCAIS IMPRÓPRIOS,

feios, mal decorados, distantes ou inacessíveis para a maioria.

DICA: Escolher um local bonito, no mínimo limpo e atraente, seu time fez por merecer.

ERRO 07 –  PRIVILEGIAR DIRETORES E GERENTES

com mesa especial, servirem-se ou serem servidos antes.

DICA: Esta é a hora que todos devem demonstrar fazer parte de um único corpo, sem mesas especiais, as autoridades da empresa misturadas ao time dentro do evento poderão conversar com seus colaboradores e sua família promovendo uma grande integração.

Todos entrarão igualmente na fila para o buffet , a bebida, a carne, etc…

ERRO 08 – COLOCAR COLABORADORES DA EMPRESA PARA TRABALHAR

em qualquer atividade da festa por qualquer motivo, economia, praticidade. Desastroso!

DICA: Esta é a hora em que todos devem dar e receber gratidão e homenagens e ninguém consegue fazer isto trabalhando no único dia que foi feito para ele simplesmente assistir e emocionar-se.

Este é o dia da empresa contratar toda a mão de obra necessária para o evento. A empresa já economizou ou devia ter economizado durante o ano inteiro. Esta é a hora do time inteiro estar abraçado.

FESTAS PARA GRANDE NÚMERO DE PESSOAS:

ERRO 09 – NÃO EXIGIR TRAJE

(no mínimo) ESPORTE SOCIAL ou ADEQUADO A OCASIÃO

DICA: Por mais simples  que seja a atividade da sua empresa, este é um momento especial, em que alguma formalidade deve e pode ser exigida.

Todo mundo arranja uma roupa melhor quando quer ou é exigido. Isto tornará o ambiente e o evento mais respeitável, aumentará a auto-estima dos colaboradores, inibirá conflitos e eventuais desavenças comuns nestas ocasiões.

ERRO 10 – NÃO ESTABELECER HORA

para terminar a festa, o baile ou jantar.

DICA: Com hora para terminar a maioria dos convidados não ultrapassaram os limites de consumo de bebida alcoólica.

ERRO 11-  SERVIR BEBIDAS QUENTES E GELADAS

indistintamente e em quantidade.

DICA: Grandes festas recomenda-se refrigerante,  cerveja e nada mais. É comum nestes dias que a euforia determine misturas perigosas, e de resultados desastrosos para o evento.

Basta que alguém passe mal para estragar a noite de todos!

ERRO 12 – FAZER POR FAZER

Ou promover o evento sem o espírito sincero da mais profunda gratidão.

DICA: Só promova o evento imbuído do espírito de um sadio reconhecimento!

Boas festas empresariais!

Add a Comment

Your email address will not be published.