
SER LÍDER TEM MUITO DE SER “PAI”
Objetivamente eu diria que o pai possui cinco características básicas:
– A primeira é de educador;
– A segunda de protetor;
– A terceira de incentivador;
– A quarta de disciplinador;
– A quinta de reconhecedor.
Como “educador” o pai mostra para o filho o melhor caminho a seguir. O gerente orienta as atividades diárias dos seus colaboradores como um verdadeiro professor.
Como “protetor” o pai não permite que nada nem ninguém atinjam seus filhos: “Eu os critico, ninguém mais”. O líder “protetor” defende seus colaboradores sempre assumindo a responsabilidade sobre seus atos. “Os erros são meus” – Não fale mal dos meus colaboradores!
O pai “incentiva” os filhos em seus talentos. O líder fomenta potencialidades, fomenta o desenvolvimento de cada um e de todos!
O pai “disciplina” as ações dos filhos, dentro das regras e padrões da família, em benefício da sociedade. O líder estabelece normas e padrões da empresa e os faz cumprir em benefício comum.
O pai “reconhecedor” elogia e reconhece os esforços e conquistas dos filhos. O gerente reconhecedor rompe a barreira da advertência sistemática, elogiando, incentivando, elogiando e… elogiando.
Neste dia dos pais, incentivo a todos que possuem pessoas sob sua responsabilidade, a refletir sob esta característica da Liderança.
Aproveito para desejar a todos os Pais um feliz domingo junto a seus liderados e filhos queridos.
Norberto Rotter