
POUPANÇA E EMPREGABILIDADE
“O medo é o maior inimigo da Qualidade”. Profissionais com medo de perder o emprego por qualquer motivo, apresentam natural dificuldade de questionar, opinar, muitas vezes deixando oportunidades de ouro de assumir posicionamentos decisivos para a evolução do seu setor e, em ultima análise, da empresa. Por vezes a causa de sentirem medo deve-se a não possuírem uma situação financeira estável, segura, equilibrada e devidamente estruturada para uma eventual mudança de rumo na carreira. Poupar é uma forma de adquirir esta segurança necessária para um desempenho corajoso e determinado no trabalho. Este desempenho, cada dia mais avaliado nos processos de gestão de pessoas, garante ao agente de mudanças respeitabilidade e crescimento profissional e, como consequência, aumenta seu grau de estabilidade e empregabilidade.
Portanto, embora a cultura da poupança cresça ainda lentamente devido a tantos anos vividos em sistemas financeiros comandados pela inflação, onde não se sabia o valor do dinheiro, aconselho as novas gerações profissionais a terem este hábito. Poupar 10% do salário é o mínimo desejável. A família deve participar deste esforço, incentivar e respeitar esta forma de conduzir a qualidade de vida pessoal e profissional dos seus membros.
Um ótimo fim de semana a todos.
Norberto Rotter é Mestre em Ciências Empresariais pela UDE – Universidad de La Empresa – ROU. É Especialista em Qualidade e Produtividade pela FAE Curitiba.
Recent Posts
Prof. Rotter0 Comments
Cultura do Futebol na Política
Prof. Rotter0 Comments
3 situações que desmotivam o seu colaborador
Prof. Rotter0 Comments