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PONTUALIDADE E QUALIDADE PESSOAL
Um engano comum nas relações corporativas seja na relação com os clientes internos seus líderes, pares e subordinados é acreditar que quando atrasamos a entrega do produto para uma pessoa ficamos devendo única e apenas a ela o que foi solicitado.
Quando falamos de “produto” é importante lembrar que significa muito mais do que uma simples mercadoria, também é considerado produto o resultado final de qualquer trabalho, que pode ser um relatório, uma mercadoria, uma informação, uma resposta, um e-mail desde que seja solicitado para resolver um problema do seu cliente imediato.
Encarar sua ligação seguinte como um cliente é fundamental. Mas é preciso que o profissional de qualquer área tenha o profissionalismo e a consciência de que quando o cliente espera a entrega do produto solicitado e não recebe no prazo solicitado, não é apenas ele que fica prejudicado em sua vida ou seu trabalho, mas um conjunto de outras pessoas e compromissos que o cliente interno ou externo mobilizou na espera da entrega comprometida.
Quando uma loja deixa de entregar no prazo uma mercadoria na casa do cliente tenha a certeza que estará frustrando sua família, a programação de uma obra, a montagem de uma sala. Quando deixar de entregar um relatório estará comprometendo um processo, uma decisão, em última análise, um conjunto de ações decorrentes, bem como do andamento do trabalho de um número considerável de pessoas que estariam envolvidas na continuidade daquele trabalho ou tarefa.
Portanto seja pontual, seja responsável para com sua ligação seguinte, seu cliente e os compromissos que seu cliente firmou com outras pessoas importantes na sua rotina de vida e de trabalho.
Um ótimo fim de semana!
Norberto Rotter
Norberto Rotter é Mestre em Ciências Empresariais pela UDE – Universidad de La Empresa – ROU. É Especialista em Qualidade e Produtividade pela FAE Curitiba.
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