
PLANEJANDO AS FÉRIAS
Todos os anos quando começa a chegar o período de férias e as empresas e seus colaboradores enfrentam um verdadeiro “ caos” causado pela falta de planejamento da empresa e dos seus futuros contemplados com férias.
É muito importante novamente que haja PLANEJAMENTO.
As empresas devem desde já (se não o fizeram ha seis meses atrás) elaborar um quadro de conhecimento geral com a previsão de férias do quadro de férias dos colaboradores ;
Quanto ao funcionário deve:
ANTES DAS FÉRIAS:
a) listar todas as tarefas , juntar as normas referentes a sua função e distribuir àqueles que o substituirão se possível 30 dias antes das férias. Também orientar ao colega que o irá substituir sobre cada tarefa , suas rotinas e dificuldades, a quel se reportar, etc, etc.
b) Relacionar todas as pendências e qual o procedimento a adotar. Com isto garantir a continuidade dos trabalhos sem interrupção.
DURANTE AS FÉRIAS:
A) Estar pronto para por telefone atender colegas que queiram, tirar alguma duvida. É claro que se tomar todas as providências anteriores isto não irá ocorrer e cabe a empresa tomar medidas afim de preservar o descanso do colaborador em férias. No entanto é preciso estar pronto para eventuais informações afinal férias é um descanso remunerado.
APÓS AS FÉRIAS:
A) Verifique todas as ações efetuadas na sua ausência;
B) Faça as correções adequadas e anote os eventuais desvios para preveni-los nas próximas férias.
Estas ações são básicas. Não esqueça que pessoas eficientes e organizadas não tem sua ausência sentida, bem ao contrário do que alguns pensam.
Um ótimo fim de semana a todos
Norberto Rotter
Norberto Rotter é Mestre em Ciências Empresariais pela UDE – Universidad de La Empresa – ROU. É Especialista em Qualidade e Produtividade pela FAE Curitiba.
Recent Posts
Prof. Rotter0 Comments
Cultura do Futebol na Política
Prof. Rotter0 Comments
3 situações que desmotivam o seu colaborador
Prof. Rotter0 Comments