
PESQUISA DE MERCADO – TER OU NÃO TER
Todas as decisões relacionadas a novos negócios contêm certo grau de incerteza. O risco mesmo calculado requer muitas medidas preventivas , afinal de contas como diz o ditado “ dinheiro não é capim” que nasce sem que sem precisar da nossa ação.
Quando se quer alcançar um objetivo , nada melhor do que conhecer ao máximo o caminho a ser percorrido seus rsicos e desafios. A pesquisa de mercado passa a ser um recurso de importância capital nesta hora.Assim, o sucesso de uma pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões. Pesquisar o mercado e as condições reais de produção da sua idéia quanto ao publico alvo, demanda potencial, a procura , a necessidade, a concorrência, a compatibilidade do preço de venda estimado com o poder aquisitivo do público alvo, entre outros, são dados importantíssimos. Muitas idéias ótimas são extintas pelo mercado por falta de pesquisa .
Embora uma pesquisa de mercado efetivada de maneira cientifica e obedecendo os requisitos técnicos padrão não seja um investimento baixo para empresas nascentes, vale a pena adotar esta ferramenta. Caso não seja possível contratar, empreendedores antenados pesquisam usando o meio social, as redes de relacionamento profissionais, familiares, fazem ensaios, virtuais, também locais onde vão atuar, coletam dados , tabulam as informações, e assim conseguem adotar medidas estratégicas e tomar decisões mais seguras quanto ao novo negócio.
Reduzir os riscos de falência, prejuízos e frustração também faz parte do Planejamento.