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As empresas “tem coração” da melhor qualidade!
Acabou o tempo em que se acreditava que o “funcionário devia deixar seus problemas em casa”! Naquele tempo ele tinha problemas em casa e quando surgiam os problemas na empresa, ele voltava para casa, com mais problemas além dos que já tinha quando saiu para o trabalho. Esta louca somatória diária o tornava incapaz de produzir com qualidade, pois problemas eram segredos com os quais só ele podia conviver! Este tempo acabou. O administrador moderno sabe que os problemas dos seus colaboradores vão para todos os lugares onde eles vão. Fela Moscovici em “Renascença Organizacional” (José Olympio – Editora) discorre sobre a luz e a sombra das organizações e fiquei fascinado. Ela afirmava que a empresa possui estes dois campos a cada segundo, minuto, horas, dias, meses e, que a administração correta destas “luzes e sombras”, seriam a razão do sucesso ou do fracasso empresarial.A “luz” representada pelas ações vistas pelas retinas, pessoas andando, digitando, correndo, entrando, saindo, copiando, sorrindo. Rostos fechados, abertos, veículos passando, portas se abrindo, zeladoras limpando, etc… A “sombra”: os sentimentos guardados, reprimidos, presos, proibidos, contidos. Palavras não ditas, preocupações e angústias guardadas, problemas pessoais, insatisfações, injustiças sofridas não reveladas, carências pessoais e de trabalho não atendidas, medos e medos e medos. O Líder dos nossos tempos deve ouvir o inaudível e assim perceber que a empresa tem coração! Um coração da melhor qualidade. Um coração que pede todo o dia fale comigo, ouça-me, estou aqui trabalhando e neste momento estou batendo por “você” empresa que me emprega. Portanto, conheça profundamente seu colaborardor, sua familia, onde mora, onde seus filhos estudam, pergunte sempre como estão, ouça-os atentamente e ajude sempre que puder. Estabeleça políticas que cheguem a todos não apenas a alguns “preferidos”, pois todos “tem coração”. O administrador moderno deve rotineiramente reduzir a sombra da sua seção, departamento ou empresa, aumentando por consequência “A LUZ”, a luz da transparência, do justo desabafo, da liberdade de expressão, dos feedbacks de grupo, das avaliações 360º, das confraternizações mensais, das atitudes de reconhecimento, dos elogios formais, a luz da justiça. Só através da liderança humanística aplicada ao gerenciamento do capital humano isto se tornará possível. Mostre sempre que a razão do seu sucesso, vem da sua capacidade de melhorar continuadamente seu desempenho como líder. SUCESSO PARA VOCÊ! Prof. Norberto Rotter