SUCESSÃO CORPORATIVA - Prof. Rotter
0
SUCESSÃO CORPORATIVA

SUCESSÃO CORPORATIVA



Quando se fala em sucessão no processo de desenvolvimento empresarial é comum logo pensar em filhos que irão suceder os pais e como prepará-los para isto, falaremos disto oportunamente também. Mas é preciso lembrar que a rotina das empresas apresenta uma sequência permanente de sucessões. Pessoas são promovidas ou substituídas naturalmente durante a vida empresarial. Ocorre que, em geral, não preparam seu futuro substituto seja por falta de planejamento, de preparo ou até por medo de perder o cargo para o atual subordinado e futuro candidato a sucedê-lo. Por outras, colaboradores qualificados deixam de ser promovidos por não haver alguém competente para substituí-los. Podemos afirmar que, não apenas as empresas, mas todos os seus colaboradores, devem estar permanentemente visualizando de forma realista o futuro corporativo e sua carreira futura. Recomendo:

a) Independente do cargo que ocupa, com ética e honestidade de propósitos, estude e esteja preparado para assumir o cargo que estiver imediatamente acima do seu na cadeia hierárquica da sua empresa;

b) Tenha sempre a preocupação de não ser insubstituível; ensine seus colegas e subordinados o seu trabalho; tal atitude manterá viva a sua motivação pelo auto–desenvolvimento; também abrirá caminho para uma justa promoção sem as obstaculizações comuns as carreiras dos julgados “insubstituíveis”.

c) Se empresário, trate de incentivar o processo sucessório geral da sua empresa, a “fila anda”, mas também precisa andar com qualidade, produtividade e competência, até nos processos de gestão de carreira do seu time.


Norberto Rotter

0

Comentários