RELACIONAMENTO TAMBEM É INTERESSE

Em Paris ontem observando o descaso que um enorme restaurante tratava os turistas de todo o mundo, resolvi escrever sobre o poder do interesse. Como na vida o varejo é movido por interesse, nos aproximamos das pessoas interessados por algo que elas possam nos oferecer. O varejo atende bem sempre que interessado no retorno do cliente, na venda futura, em fazer uma boa pré-venda, etc. No caso deParis, já sabia antes de viajar que teria o melhor dos tratamentos, mas não sabia o quão frio e distante seria.

Mas me perguntava: que interesse teria aqueles garções de nos atender bem? Paris é invadida diariamente por milhares de turistas do mundo inteiro que jamais voltarão naquele local, muito menos voltarão à cidade. E se tratá-los mal, tudo bem. Noutro dia outros milhares virão mesmo sabendo que são maltratados.
Conclui que Paris vive do patrimônio construído pelos seus ancestrais. Os jovens faturam em cima do que os cidadãos construíram séculos atrás, pouco preocupados em construir algo novo hoje.
No Brasil encontramos tratamento semelhante em diversas cidades e estabelecimentos, nos quais aconteça o que acontecer o turista lá estará. Fica a lição para refletirmos. Se não houver interesse  no relacionamento com os clientes, que haja pelo menos educação.

Add a Comment

Your email address will not be published.