QUEM FAZ BEM, FAZ SEMPRE!!

 

Vocês já pararam para observar que na maioria dos grupos de trabalho, existe um colaborador o qual denomino de “João confiança”? Um que todos sabem que quando encarregado de uma tarefa dá show, se esmera, se supera, trabalha depois do expediente, leva serviço para casa, mas na hora de entregar o trabalho solicitado!? Lá estará o “João confiança” com o trabalho pronto e sem erros.

Assim, quando o trabalho for desafiador, de muita responsabilidade, ou vai colocar “cabeças” em risco, quem será escalado para o trabalho? O “João Confiança”. Desta forma um dos preceitos básicos da Liderança que é promover a justiça, irá por água abaixo. Porque recair apenas sobre uma pessoa trabalhos de alta responsabilidade?

A acomodação de muitos chefes que agem assim, traz para o grupo pura acomodação e ausência de crescimento. E se perguntar a estes chefes : — Porque você só da trabalhos desafiadores para o João? Ele responderá: — Ora! se der para o fulano vai atrasar, se der para o beltrano vai vir errado, desculpe mas estas coisas tem de ser para o João!!!

Empresas e chefes agindo assim com seus “Joões” prejudicam gravemente estes abnegados colaboradores os quais vivem estressados, sem tempo para a família, por vezes tomando remédios para dormir enquanto seus colegas divertem-se nas horas de folga, isto quando não riem pelas costas do “João Confiança”.

Verdadeiros Líderes promovem e eficiência do grupo como um todo. Se alguém não é bom o suficiente, mais desafios deve receber e mais acompanhamento até chegar ao nível dos demais. Liderar significa sinergizar talentos, promover equilíbrio nas competências e desempenho das equipes e, sobretudo, recompensar os melhores, jamais sobrecarregá-los.

Um ótimo fim de semana a todos

Norberto Rotter

Add a Comment

Your email address will not be published.