QUANDO AS TI’S DÃO BONS LUCROS

         É inegável a importância estratégica dos diversos programas ofertados às empresas pelo mercado de softwares para os controles administrativos, financeiros, logísticos, de vendas, de relacionamento com os clientes enfim, já que difícil será encontrar alguma atividade que não possua uma tecnologia de informação disponível no mercado.

        No entanto é preciso ter cuidado. Posso afirmar que de cada dez empresas que visito para  diagnóstico consultivo, nove possuem o que chamo de “máquina de escrever eletrônica”. Em suma, a empresa adquiriu um programa que custou um valor considerável, em relação ao seu faturamento e, só utiliza uma mínima parte do que o programa adquirido oferece, não passando de 20%, em média, do universo de módulos ofertados.

        Via de regra entre os mais variados motivos destaco: usuários despreparados, fornecededoras de softwares mais preocupadas em vender do que manter os programas vendidos, muitas vezes vendendo uma quantidade de programas acima da sua capacidade de suporte mas, principalmente, empresas compradoras de softwares despreparadas para planejar a aquisição, dimensionar o que realmente necessitam, pesquisar exaustivamente o melhor fornecedor e para celebrar contratos inteligentes que lhes proporcionem não apenas um bom programa, mas um fornecedor sério, comprometido, de nome reconhecido, que lhe dê efetivamente a garantia de uma implementação meticulosa de todos os módulos até que estes passem a oferecer aos gestores os relatórios esperados, com o máximo de acuracidade desejada, inclusive contemplando multas pesadas, no caso do não cumprimento das cláusulas contratuais por parte do fornecedor do software. Infelizmente as micros, pequenas e médias empresas são, invariavelmente, alvo fácil dos aproveitadores.

               Fica aqui a dica: antes de adquirir um software para sua empresa busque ajuda especializada, planeje cansativamente, consulte sua equipe, compare os programas e também as empresas fornecedoras, consulte outras empresas que já utulizam o programa que lhe interessa, garanta em contrato a instalação completa de todos os módulos. Sem isto, melhor continuar com seus controles manuais, sem jogar dinheiro pela janela.

Um ótimo fim de semana a todos.

Norberto Rotter

Add a Comment

Your email address will not be published.