PROCESSO SELETIVO 10 x 0 BAIXO DESEMPENHO


 Olá! Quando escuto as queixas de gerentes e empresários reclamando da qualidade da sua mão de obra enfatizo que o baixo desempenho dos colaboradores se devem a três fatores: Falha na contratação, falha no treinamento ou falha da liderança. Destes o processo seletivo recebe destacada importância por ser a “porta de entrada” sem a qual os outros não existiriam.
Um ótimo processo seletivo resolve cerca de 90% dos problemas que as empresas organizadas enfrentam com seu pessoal. Infelizmente em geral, as pessoas são contratadas as pressas, por parentesco, por indicação de amigos ou funcionarios do setor, por estarem enfrentando dificuldades, para retribuir favor pessoal, enfim, pelos mais diversos motivos anti-profissionais imagináveis e que navegam na contra-mão da eficiência e profissionalismo desejados para aquela função.
Contratação é como penalti em final de copa do mundo. É por certo um dos atos de maior importância e “nobreza” dentro da atividade empresarial de qualquer porte, seja numa quitanda seja numa grande corporação. A empresa não está selecionando funcionários mas “incluindo vidas” na sua empresa.
Para isto é preciso anunciar a vaga ao invés de pedir indicações, examinar longamente curriculos ao invés de chamar o primeiro que aparece, fazer longas entrevistas e em sala reservada, verificando comportamento, personalidade, os gostos, o histórico passado em outras empresas etc. ao invés de conversar com o candidato sumariamente, de pé, em corredores, na correria da rotina da empresa;  utilizar métodos que estão ao alcance de todos via internet e livros. E se não se sentir capaz disto, contratar um profissional ou empresa especializada em fazê-lo.
Perceberá o enorme valor de uma contratação profissional e que todo o investimento que dedicar a ela lhe será devolvida 100 vezes pelo contratado.
Um bom final de semana a todos!

Add a Comment

Your email address will not be published.