Posso usar fones de ouvido enquanto trabalho?

O uso de fones de ouvido tem causado debates, conflitos e incertezas dos gestores nas corporações. Se por um lado algumas empresas acreditam que pode ajudar no trabalho, outras nem tanto.

A mim cabe esclarecer que, primeiro o empregador detém um direito trabalhista que lhe confere o direito de vigiar, fiscalizar ações que possam prejudicar o trabalho, proibi-las no caso de celulares, e até utilizar sistemas de bloqueio de internet por exemplo.

Riscos de usar fone de ouvido no trabalho

Por outro lado assinalo alguns riscos para a carreira e para trabalhadores que deste recurso fazem uso a saber:

Perda da concentração, pois neurologistas afirmam que nosso cérebro não da conta de tarefas complexas e que necessitam atenção, dividindo-as com outros sentidos como a a audição;

Perda de gestos, movimentações de pessoas, sinais do ambiente, enfim comunicações puramente visuais passadas pelos colegas ou chefes enquanto escuta música, sinais estes, muitas vezes importantes para a compreensão de determinada rotina;

Risco de acidente em atividades industriais , condução de veículos e outras;

Perda da capacidade auditiva, já que médicos especialistas recomendam utilizar o volume dos fones em no máximo 60% do volume total, atitude adotada por poucos usuários.

Por último perda do humor pois especialistas também afirmam que o repertório escolhido pode afetar no mau ou bom humor e correlata motivação do usuário.

Fones de Ouvido no Trabalho

Sendo assim vão as dicas: Durante o expediente execute o seu trabalho, utilizando-se da música somente se ela for fator comprovadamente decisivo no resultado dele, como por exemplo numa seção de yoga.

Caso para você seja fundamental o uso dos fones e sua empresa não impôs nenhuma regra, converse com seu líder e pergunte o que ele pensa a respeito. Isto significa ser profissional. Assine seu trabalho com excelência!

Apertem os Cintos o Cliente Sumiu

Add a Comment

Your email address will not be published.