PÓS-GRADUAÇÃO E EMPREGABILIDADE

Ha quinze anos atrás pós-graduação era artigo de luxo no currículo dos candidatos a cargos gerenciais; ultimamente seu peso não é mais diferencial, mas condição básica para grande fatia de vagas executivas. É recomendável, portanto, que os jovens acadêmicos coloquem no seu planejamento um ano a mais de estudo complementar, além do que o seu projeto de curso superior prevê, para fazer uma pós-graduação, preferencialmente em uma instituição de qualidade igual ou superior àquela onde concluiu o curso superior. Paralelo a isto, também desenvolver suas qualidades predominantes e adicionais pois, num mercado cada vez mais voltado para resultados, formar-se ou pós-graduar-se numa instituição forte ajuda muito mas, não é mais determinante do que a capacidade demonstrada de gerar resultados para a corporação contratante, não possuir as competências necessárias, extremada habilidade de lidar com pessoas, desafios e pressões de mercado. Aconselho:

a) A partir da metade do seu curso superior ou mesmo antes, escolha a pós-graduação que irá fazer;

b) Depois disso comece a pesquisar as instituições que ofertam a área escolhida;

c) Esteja focado no profissional e no desenvolvimento de suas habilidades. Valorize seu tempo. Não cometa o erro comum de fazer uma pós por modismo, companheirismo ou outro motivo fútil;

d) Persiga com determinação e às vezes até sacrifício seus objetivos. Evite investir fora da área de seu interesse e competências alegando que “era o que tinha”. Lembro que estudar algo que não lhe apaixona lhe faz gostar menos do estudo. Será preciso trabalhar duro para conquistar algo que valha realmente a pena.

Pense nisto, sucesso e um ótimo fim de semana para todos!

Norberto Rotter

Add a Comment

Your email address will not be published.