Blog - Página 2 de 9 - Prof. Rotter
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TEMOS VAGAS!! – FALTA QUALIFICAÇÃO

TEMOS VAGAS!! – FALTA QUALIFICAÇÃO

Este é um período anualmente sensível. Muitas empresas querendo contratar, muitas pessoas precisando trabalhar, e ainda em ano de crise. Mas a receita é a mesma; as pessoas não querem trabalhar por trabalhar um dois meses e ir embora, as empresas também não desejam contratar por contratar para passados três meses demitir.
Para os candidatos a mensagem é: Esteja preparado. O despreparo nas entrevistas de seleção assustam. Os candidatos ao varejo por exemplo, não conhecem coisas básicas de vendas como Código de defesa do Consumidor; imagem pessoal, a importância do sorriso, de conhecer o produto, etc. Até a virada do século passado nós selecionadores tolerávamos desculpas de candidatos que alegavam não ter recursos para fazer cursos. Atualmente a internet tem milhões de informações, aulas, textos, vídeos de consultores renomados, falando de qualquer assunto. Assim considero inadmissível em tempos atuais que um candidato se apresente para uma vaga sem ter noção básica sobre do que ela se cerca em conhecimento e rotinas.

Portanto meus queridos, se estiverem em busca de trabalho, descubram a área que querem atuar e estudem muito pela internet. É investimento de retorno certo.

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Posso usar fones de ouvido enquanto trabalho?

Posso usar fones de ouvido enquanto trabalho?

O uso de fones de ouvido tem causado debates , conflitos e incertezas dos gestores nas corporações.
Se por um lado algumas empresas acreditam que pode ajudar no trabalho, outras nem tanto. A mim cabe esclarecer que, primeiro o empregador detém um direito trabalhista que lhe confere o direito de vigiar , fiscalizar ações que possam prejudicar o trabalho, proibi-las no caso de celulares, e até utilizar sistemas de bloqueio de internet por exemplo. Por outro lado assinalo alguns riscos para a carreira e para trabalhadores que deste recurso fazem uso a saber: Perda da concentração, pois neurologistas afirmam que nosso cérebro não da conta de tarefas complexas e que necessitam atenção, dividindo-as com outros sentidos como a a audição; Perda de gestos, movimentações de pessoas, sinais do ambiente, enfim comunicações puramente visuais passadas pelos colegas ou chefes enquanto escuta música, sinais estes, muitas vezes importantes para a compreensão de determinada rotina; Risco de acidente em atividades industriais , condução de veículos e outras; Perda da capacidade auditiva, já que médicos especialistas recomendam utilizar o volume dos fones em no máximo 60% do volume total, atitude adotada por poucos usuários.Por último perda do humor pois especialistas também afirmam que o repertório escolhido pode afetar no mau ou bom humor e correlata motivação do usuário. Sendo assim vão as dicas: Durante o expediente execute o seu trabalho, utilizando-se da música somente se ela for fator comprovadamente decisivo no resultado dele, como por exemplo numa seção de yoga. Caso para você seja fundamental o uso dos fones e sua empresa não impôs nenhuma regra, converse com seu líder e pergunte o que ele pensa a respeito. Isto significa ser profissional. Assine seu trabalho com excelência!

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Planejamento

Não importa o tamanho da sua empresa, qual a atividade que você exerce, você já fez o seu planejamento para 2015? Já fez em 2014? Ótimo! Parabéns!!! Não fez? Então se mexa!!!

Quem não sabe para onde vai está a deriva!! Já vi grandes idéias e grandes empreendimentos sucumbirem à falta de planejamento. Nós latinos somos emocionais, imediatistas e além disto temos uma mania terrível de agir por impulso. De impulso em impulso vamos cometendo erros e acertos. E quando os acertos dão mais resultados que os erros !! (normalmente despercebidos) aí nos sentimos mais estimulados a agir por novos impulsos.

Pois lembrem que a falta de planejamento traz como conseqüência perda de 30% em média de faturamento, desmotivação, rotatividade, retrabalho, desprestígio interno e externo e principalmente resultados abaixo das nossas potencialidades.

Portanto reúna sua equipe e desenhe a arquitetura organizacional , os itens de controle, a exploração dos pontos fortes da sua empresa, as estratégias para redução ou eliminação dos pontos fracos, para os próximos três, seis e doze meses. Mas não esqueça também de estabelecer métodos que “garantam a qualidade”; ou a verificação sistemática de todos os planos, seus resultados, desvios e correções.

Agindo assim estará mapeando os passos a serem seguidos no gerenciamento da rotina diária e o crescimento organizado da sua empresa.

Vivemos momentos de desafio e sairão vencedores aqueles que tiverem juízo e fizerem do planejamento permanente uma ferramenta poderosa.

Pense nisto e sucesso sempre!

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OBRIGADO A DEMITIR? DEMITA COM QUALIDADE.

OBRIGADO A DEMITIR? DEMITA COM QUALIDADE.

Confesso que escolhi este título para minha coluna semanal com um certo dó, porém precisava chamar a atenção para este tema. Reiteradas vezes neste espaço tenho recomendado aos empresários que não sejam simplórios e preguiçosos nos momentos de crise, escolhendo o caminho mais curto,  ou caminho das demissões, antes de investigar seus sistemas, processos e custos, onde normalmente a solução se encontra.  No entanto também sabemos que, por vezes, esgotados estes recursos e demitir torna-se alternativa irremediável para “recolocar o barco no rumo certo durante a tempestade”.
Neste caso, é preciso lembrar que não estamos lidando apenas com objetos, mas seres humanos. Não estamos lidando com o funcionário A ou B, mas com suas famílias, filhos, seu moral, reputação, auto-estima, enfim, sua alma. O difícil ato de demitir, portanto, requer muito mais qualidade do que os da rotina corporativa, justamente por  acarretar estímulos motivacionais individuais e coletivos no campo das Relações Humanas.
Recomendo então:
 a)  Avise previamente com 30 dias antes o seu colaborador. Nenhuma desculpa justifica esconder sua decisão, pois ela sempre acabará vazando e além do trauma que irá causar no colaborador afastado, manchará sua imagem perante os demais; b)  Faça-o com respeito, se possível em reunião com os demais colegas agradecendo com franqueza sua colaboração,  deixando claro os motivos administrativos de decisão. Ou então,  faça-o em particular com respeito e gratidão; c) Prepare com critério toda a documentação e garanta todos os direitos do colaborador. 80% dos casos de ações judiciais movidas por demitidos devem-se a demissões traumáticas por erros e/ou má fé.
Considero estas dicas básicas e fundamentais, e entre outras, também recomendo a pesquisa. No entanto, estas já lhe garantirão tomar medida tão traumática com o mínimo padrão de qualidade administrativa e humana.
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RELACIONAMENTO TAMBEM É INTERESSE

RELACIONAMENTO TAMBEM É INTERESSE

Em Paris ontem observando o descaso que um enorme restaurante tratava os turistas de todo o mundo, resolvi escrever sobre o poder do interesse. Como na vida o varejo é movido por interesse, nos aproximamos das pessoas interessados por algo que elas possam nos oferecer. O varejo atende bem sempre que interessado no retorno do cliente, na venda futura, em fazer uma boa pré-venda, etc. No caso deParis, já sabia antes de viajar que teria o melhor dos tratamentos, mas não sabia o quão frio e distante seria.

Mas me perguntava: que interesse teria aqueles garções de nos atender bem? Paris é invadida diariamente por milhares de turistas do mundo inteiro que jamais voltarão naquele local, muito menos voltarão à cidade. E se tratá-los mal, tudo bem. Noutro dia outros milhares virão mesmo sabendo que são maltratados.
Conclui que Paris vive do patrimônio construído pelos seus ancestrais. Os jovens faturam em cima do que os cidadãos construíram séculos atrás, pouco preocupados em construir algo novo hoje.
No Brasil encontramos tratamento semelhante em diversas cidades e estabelecimentos, nos quais aconteça o que acontecer o turista lá estará. Fica a lição para refletirmos. Se não houver interesse  no relacionamento com os clientes, que haja pelo menos educação.
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PESQUISA DE MERCADO – TER OU NÃO TER

PESQUISA DE MERCADO – TER OU NÃO TER

Todas as decisões relacionadas a novos negócios contêm certo grau de incerteza. O risco mesmo calculado requer muitas medidas preventivas , afinal de contas como diz o ditado “ dinheiro não é capim” que nasce sem que sem precisar da nossa ação.

Quando se quer alcançar um objetivo , nada melhor do que conhecer ao máximo o caminho a ser percorrido seus rsicos e desafios. A pesquisa de mercado passa a ser um recurso de importância capital nesta hora.Assim, o sucesso de uma pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões. Pesquisar o mercado e as condições reais de produção da sua idéia quanto ao publico alvo, demanda potencial, a procura , a necessidade, a concorrência, a compatibilidade  do preço de venda estimado com o poder aquisitivo  do público alvo, entre outros,  são dados importantíssimos.  Muitas idéias ótimas são extintas pelo mercado por falta de pesquisa .

Embora uma pesquisa de mercado efetivada de maneira cientifica e obedecendo os requisitos técnicos padrão  não seja um investimento baixo para empresas nascentes,  vale a pena adotar esta ferramenta. Caso não seja possível contratar,  empreendedores  antenados  pesquisam usando o meio social, as redes de relacionamento profissionais, familiares, fazem ensaios, virtuais,  também  locais onde vão atuar,  coletam dados ,  tabulam as informações,  e assim conseguem adotar medidas estratégicas e tomar decisões mais seguras quanto ao  novo negócio.

Reduzir os riscos de falência, prejuízos e frustração também faz parte do Planejamento.

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DÊ OLHO NO PLANEJAMENTO!

DÊ OLHO NO PLANEJAMENTO!

Quem não sabe para onde vai está a deriva!! Já vi grandes idéias e grandes empreendimentos sucumbirem à falta de planejamento. Nós latinos somos emocionais, imediatistas e além disto temos uma mania terrível de agir por impulso. De impulso em impulso vamos cometendo erros e acertos. E quando os acertos dão mais resultados que os erros !! (normalmente despercebidos) aí nos sentimos mais estimulados a agir por novos impulsos.

Estatísticas comprovam que a falta de planejamento pode acarretar em média perda de 30%  de faturamento bruto além de agregar desmotivação, rotatividade, retrabalho, entre outras. Portanto reúna sua equipe e planifique as metas da empresa,  a exploração dos pontos fortes , as estratégias para redução ou eliminação dos pontos fracos,como aproveitar as oportunidades, como enfrentar os desafios externos do mercado, da economia para os próximos três , seis e doze meses.  Mas não esqueça também de estabelecer métodos que  “garantam a qualidade”; ou a verificação sistemática do plano traçado,  seus resultados, desvios e correções.

Agindo assim estará mapeando os passos a serem seguidos no gerenciamento da rotina diária e o crescimento organizado da sua empresa.

Vivemos momentos de desafio,  e sairão vencedores aqueles que tiverem  visão fazendo  do planejamento permanente, uma ferramenta poderosa.

Pense nisto e sucesso sempre!

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MUDAR DE EMPREGO OU DE FUNÇÃO?

MUDAR DE EMPREGO OU DE FUNÇÃO?

Comumente encontro colaboradores valiosos atuando em setores diversos das corporações, porém insatisfeitos com seu trabalho. Quando desencadeamos uma Pesquisa de Clima, percebemos que muitas vezes pessoas valiosas para a empresa e que querem trocar de emprego por insatisfação, em verdade ocupam posições para as quais não tem perfil. Se fossem devidamente entrevistadas e minuciosamente avaliadas, teriam suas competências e talentos melhor aproveitados em outras funções ou departamentos.

Uma empresa na prática funciona como tabuleiro de xadrez, onde cada um exerce seu papel ou deveria exercer de acordo com a sua total capacidade de empreender individualmente por seu máximo. É recomendável, portanto, que as lideranças empresariais atuem diariamente de forma humanística e investigativa, procurando melhorar o posicionamento da sua força ativa de trabalho. Muitas vezes, transferir um colaborador de setor o fará triplicar seus potenciais e sua motivação. Líderes devem ser maestros utilizando seu talento para harmonizar ‘’equalizadamente’’ sua equipe em busca dos objetivos empresariais, pense nisso!

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JOVENS OU APOSENTADOS?

JOVENS OU APOSENTADOS?

Tenho sido questionado por diversas vezes nos últimos tempos sobre qual a melhor opção: contratar jovens inexperientes ou senhores e senhoras aposentados, para frentes de trabalho emergentes? Confesso que tenho ficado dividido na medida em que percebo jovens em busca de trabalho imediatista e para atender necessidades prementes. Ao mesmo tempo, percebo também aposentados, senhores e senhoras, que após longos anos de empenho e dedicação não encontram em suas aposentadorias a estabilidade recompensadora que esperavam.

Estas pessoas calejadas, pelo contrário, além de querer provar que ainda são úteis, demonstram invariavelmente maior dedicação e comprometimento com as oportunidades dadas. Tal dilema me faz reportar as teorias de Wroom acerca da expectativa. Se de um lado jovens buscam sem muito compromisso posições que lhes satisfaçam necessidades imediatas e temporárias, constato que os mais velhos trazem na sua busca expectativas mais longevas. Assim sendo, o dilema do consultor permanece.

Entendo que cabe ao empresário ou aos gerentes optar pela solução mais próxima daquilo que toda empresa precisa, ou seja, resultado. Um severo e rigoroso processo seletivo dotado de entrevistas detalhadas, longas e investigativas, deverá proporcionar a melhor escolha. O que importa é conseguir através delas a obtenção do melhor perfil que possa atender as verdadeiras necessidades do cliente. Portanto, neste mister fica clara a importância de que seja utilizado acima de tudo o bom senso acima do preconceito de um ou de outro. Isso significa ter juízo.

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CINEMA  DESENVOLVE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

CINEMA DESENVOLVE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Para quem quer desenvolver  sua inteligência emocional, assistir filmes pode ser um grande reforço. Claro, além de estudar o assunto teoricamente. Filmes que venham a provocar  reflexões mais profundas sobre a vida, as pessoas, comportamentos, e que te façam refletir sobre valores humanísticos a exemplo de  “Sociedade dos Poetas Mortos” , “Benjamin Button”,   podem sim otimizar comportamentos e a Inteligência Emocional de quem assiste. É importante e óbvio que  a pessoa deva estar disposta a refletir e tirar deles ensinamentos para sua vida, querendo sim, aproveitar e desenvolver suas competências intrapessoais e interpessoais.

É óbvio que a primeira intenção ao buscar um título é a diversão. Mas tenho diversos exemplos de pessoas que me confessaram  ter desenvolvido sua inteligência emocional à partir de um filme impactante.

Portanto , fica aqui a dica: Escolha um bom título, uma sinopse impactante, e providencie a pipoca, daí é só assistir    com olhos de criança e de aluno.

happy wheel