O GERENTE GARÇOM

O leitor já percebeu como gosto da fazer ligações conceituais entre personagens comuns com a liderança da rotina empresarial.

Hoje vou falar do que chamo de “Gerente Garçom”.

Já observaram como age o garçom competente?

Ele é rápido nas decisões, anda de cabeça erguida atento a tudo que acontece ao seu redor, ao mínimo sinal do “freguês” aproxima-se velozmente para atender as necessidades do “seu cliente”, é em geral prestativo, bem humorado, além de tratar todos os clientes da mesma forma não importando se é rico ou pobre, simplesmente age para “resolver o problema” e atender necessidades. Ouve paciente e atentamente as queixas e necessidades do cliente e com a mesma rapidez atende estas necessidades, porque sabe que da satisfação dos clientes dependem seu emprego e salário.

O Gerente “Garçom” está sempre atento as necessidades dos seus clientes internos (colaboradores). Ao mínimo sinal de dificuldade da sua equipe corre para auxiliar, solucionar; atende pacientemente as queixas e reinvidicações do seu pessoal, dá um tratamento indistintamente justo e igualitário a todos, dedicando a mesma atenção ao subordinado engenheiro dado ao subordinado servente, entendendo que o verdadeiro líder, como o garçom, não escolhe pessoas mas distribui soluções, consciente de quanto mais assistidos seus colaboradores, mais eficientes serão no atendimento dos clientes finais, porque sabe que da satisfação dos seus colaboradores depende sua sobrevivência pessoal e profissional.

O “Gerente Garçom” mais do que ser servido, serve seu time com apoio, atenção, rapidez nas decisões e soluções! Adote esta atitude de liderança.

Um ótimo final de semana a todos!

Norberto Rotter

Add a Comment

Your email address will not be published.