O ESPÍRITO NATALINO EM VENDAS

Como recebemos nossos parentes e amigos durante o ano e, como recebemos estas mesmas pessoas durante as festas Natalinas? De uma forma bem diferente, não? Perguntei a uma aluna e destacada vendedora de uma grande loja: – “ Como você atende os clientes durante as vendas de Natal? Ela encheu o peito , respirou fundo, deu um sorriso orgulhoso e respondeu : “ Com espírito Natalino!!!”. A turma aplaudiu entusiasticamente.

É esta reflexão que provoco neste 21 de dezembro em todos os profissionais de vendas, lojistas e vendedores. Nestes dias as pessoas sairão às compras emocionadas, com os coraçõezinhos transbordando de sensibilidade, de expectativas, de saudade, de renovação e emoções únicas. Sentimentos que brotam no seio familiar uma vez por ano.

Neste período as lojas deverão incentivar os colaboradores a agregar às “ técnicas de vendas” a emoção, o sentimento, o ESPÍRITO NATALINO! Será preciso mais afeto, mais paciência, tolerância, sensibilidade para com o próximo, demonstrações agudas de carinho, dedicação e atenção à família inteira, com cuidado afetivo redobrado aos idosos e crianças. Também mais organização, limpeza, rapidez, disponibilidade, iluminação, arrumação, enfim, otimização total de todos os recursos e atores participantes do cenário de vendas.

Embora o Natal tenha se tornado ao longo dos tempos um evento mais mercadológico que religioso, que nossas lojas em suas ações natalinas não esqueçam seu real sentido espiritual e humano.

Que o “Espírito de Natal” pulse nos corações dos que compram, mas também nos daqueles que vendem.

Um maravilhoso e afetuoso Natal para todos!



Norberto Rotter

Add a Comment

Your email address will not be published.