FIQUE ATENTO: SEU CORPO FALA!

   Quantas vezes alguém já ficou chateado ou se afastou de você por algo que você disse e quando você tomou conhecimento do fato, pensou surpreso e consigo mesmo “poxa, mas eu só falei…”, acreditando piamente que falou algo que jamais deveria magoar ou ferir alguém? Muitas por certo.
E é assim com todos nós. A explicação para este desencontro entre nossa convicção de que falamos algo simples, ameno e a impressão amplificada percebida pelos nossos interlocutores, será encontrada no que o seu corpo e no que ele também falou.
               Quando falamos, nossa fala é acompanhada pela expressão dos nossos olhos, sobrancelhas, movimento da boca, da coçada de cabeça ou da barba, ouvido, nariz, do franzido da testa, da mexida nos óculos entre outras centenas de sinais que podem auxiliar ou atrapalhar a qualidade da sua comunicação.
               Se você pedir sorrindo para um subordinado ou colega que tentar falar com você, para esperar um minuto, até que você resolva um problema, o efeito será um. Se o fizer com o semblante fechado o efeito será outro. Infelizmente a maioria das pessoas precisa fazer um curso de comunicação para perceber algo tão básico.
               Antes de procurar um curso de comunicação ou adquirir algum dos vários livros que abordam o assunto, procure repetir diante do espelho na sua casa diálogos, ordens que transmitiu, frases que pronunciou naquela reunião, esforçando-se para fazê-lo com as mesmas expressões corporal e facial praticadas.
               Terá certamente algumas surpresas e perceberá algumas oportunidades importantes de melhorar muito sua comunicação corporal. Fique atento, o corpo fala e fala muito.
              
               Um ótimo fim de semana a todos! 


               Norberto Rotter

3 thoughts on “FIQUE ATENTO: SEU CORPO FALA!”

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    • Maravilhosa dica. Obrigada nunca pensei dessa forma, e olha que falo demais as vezes e nunca prestei atenção em como faço rsrs<br />ótima semana para você também!!!<br /><br />Beijos Amandinha =)

  2. realmente o corpo fala e muito.. e é necessário um execício diário para controlar isso, pois por mais que não queiramos demonstrar em palavras certas coisas elas acabam sendo percebidas por nossas reações, gestos e movimentos. Eu vejo que por muitas vezes certas situações poderiam ser evitadas se o corpo &quot;falasse&quot; menos.

Add a Comment

Your email address will not be published.