NADA NA EMPRESA É SEU (Salvo suas competências)!

Em diversos processos de desenvolvimentos empresariais como Consultor e até nos meus tempos de executivo, quando algumas mudanças de layout de escritório se faziam necessárias alguns problemas apareciam, e por incrível que pareça eles se repetem nos dias de hoje. Colaboradores colocando resistência em mudar de sala, de mesa e/ou de equipamentos, referindo-se erroneamente aos velhos chavões “mas a minha sala”, “mas a minha mesa”, etc.

O ser humano é um ser conquistador e é natural sua necessidade de estabelecer “posses” mesmo que estas não sejam reais; no mundo corporativo, esta ilusão se torna mais gritante. Nossa mesa e nossa sala passam a ser nosso “porto seguro”. Temos a sensação que estes objetos físicos nos dão status e segurança quando a verdadeira segurança é ancorada pela nossa ação realizadora e nossa capacidade de aceitar as mudanças como oportunidades de crescimento, como verdadeiros desafios. Numa indústria madeireira implantamos uma mudança de layout que determinou que o Supervisor Operacional abandonasse sua sala cheia de mordomias e status físico para ocupar uma mesinha no meio do pátio de Produção. Aceitando com segurança e humildade a mudança, o Supervisor em três meses foi promovido a Gerente aumentando seu salário em 300%. Isto é ter juízo.

Quando alguém lhe propor algum tipo de mudança no seu posicionamento físico e que seja inteligente quanto à produtividade, abra mão de sua vaidade visual, enfrente o desafio e prove ser um profissional moderno. Prove seu valor, ele será sempre maior que uma mesa ou uma sala.

Um ótimo final de semana a todos!

Add a Comment

Your email address will not be published.