A MOTIVAÇÃO EM TEMPOS DE MUDANÇA NA EMPRESA.

Em minhas visitas de consultoria às mais diversas empresas, o que mais me chama a atenção é a percepção e a consciência que o empresário tem de que as mudanças são emergenciais, urgentes e, sobretudo, necessárias.

Ao mesmo tempo causa-me espanto a falta de percepção dos empreendedores de que as mudanças só serão possíveis e aceitas pelo grupo de trabalho se estas começarem por ele!

Ora! Uma empresa não é nada mais do que a “cara” do empreendedor! Todos os sistemas e processos foram concebidos por ele. E se ele não estiver disposto a abrir mão da sua maneira pessoal e própria de fazer as coisas, nada vai acontecer.

A maior autoridade dentro de uma empresa moderna deve ser a QUALIDADE. Quando se estabelece normas, regras, procedimentos internos com os quais ou para os quais os colaboradores não percebem o comprometimento da alta direção, a motivação do time estará comprometida.

Portanto você Diretor, Gerente ou Supervisor, não importa o cargo de liderança que exercer, se não estiver disposto a dar o exemplo pessoal para que as mudanças ocorram, o seu time também não estará.

As mudanças devem ser prestigiadas e incentivadas e você deve estar presente em cada ato promocional destas mudanças.

“As palavras movem, os exemplos arrastam.”

Add a Comment

Your email address will not be published.