MISSÃO: RETER TALENTOS

        Olá,  falamos em algumas edições passadas sobre a importância de selecionar talentos de maneira profissional, também que a maioria dos problemas que um contratado pode dar, durante o tempo que permanecer na empresa, é eliminada por uma seleção criteriosa.

        Mas é importante lembrar que de nada adiantará contratar os melhores se não houver na empresa políticas claras para a retenção destes talentos. Esta é a missão prioritária da empresa moderna de qualquer porte. Um funcionário contratado representa um grande investimento em treinamento, impostos, mobilização de recursos humanos, materiais de apoio ao seu trabalho, etc. e, caso ele não venha a permanecer na empresa por qualquer motivo, o investimento virará um gasto, até um prejuízo financeiro, além de acarretar perda da continuidadedos processos, queda da qualidade e perda de clientes.

         Diversos fatores devem compor a política de retenção de talentos, a saber, resumidamente: um ambiente de transparência, feedbacks precisos, frequentes e justos, a existência de normas e procedimentos, avaliação de desempenho no mínimo mensal, ações competentes de liderança, vigência de espírito de equipe, remuneração justa, reconhecimento pontual pelo desempenho meritório, um pacote mínimo de benefícios sendo diferencial um plano de saúde médico e odontológico, confraternizações mensais que sejam norteadas pela organização, pela franca amizade e harmonia, entre outras.

          Portanto fique de olho. Trate de medir a rotatividade do seu pessoal mensalmente e implementar as medidas necessárias para reduzi-la a padrões aceitáveis.  O capital humano é o maior capital que sua empresa possui e tudo que lhe for oferecido lhe será devolvido cem vezes.

         Um ótimo final de semana.
         Norberto Rotter

Add a Comment

Your email address will not be published.