LÍDERES QUE PROMOVEM JUSTIÇA “NO” TRABALHO


Uma das habilidades mais importantes da Liderança é a capacidade de promover justiça no trabalho. Importante lembrar que apesar de sermos bombardeados diariamente por notícias que nos abalam por denunciarem injustiça social, a injustiça no trabalho nos passa quase despercebida.

Salvo destacadas exceções de empresas visionárias e humanísticas atentas a este fator de vital importância para a motivação do Capital Humano, invariavelmente é visível a ausência de um tratamento voltado para a justiça aos colaboradores no ambiente empresarial. Ao invés disto encontramos o famoso “dois pesos, duas medidas”, discrepâncias salariais entre funções e responsabilidades iguais, penalizações injutas, bons trabalhando muito enquanto ruins trabalham pouco, promoções à margem de uma real avaliação de desempenho, demissões equivocadas, etc..

Se queremos Justiça Social comecemos pela Justiça Institucional.

Justiça “no” trabalho é uma das mais básicas necessidades do capital humano, é motivacional, produz resultados humanos e financeiros, portanto também produz riqueza. Assim, reúna seus líderes e avalie os sistemas de recompensas, de salários, dos métodos de avaliação de desempenho e transforme seu núcleo de atuação em um núcleo onde a justiça “do” trabalho é permanentemente avaliada, difundida e praticada.

Verdadeiros líderes promovem justiça “no” trabalho.


Norberto Rotter

Add a Comment

Your email address will not be published.