JOVENS OU APOSENTADOS?

Tenho sido questionado por diversas vezes nos últimos tempos sobre qual a melhor opção: contratar jovens inexperientes ou senhores e senhoras aposentados, para frentes de trabalho emergentes? Confesso que tenho ficado dividido na medida em que percebo jovens em busca de trabalho imediatista e para atender necessidades prementes. Ao mesmo tempo, percebo também aposentados, senhores e senhoras, que após longos anos de empenho e dedicação não encontram em suas aposentadorias a estabilidade recompensadora que esperavam.

Estas pessoas calejadas, pelo contrário, além de querer provar que ainda são úteis, demonstram invariavelmente maior dedicação e comprometimento com as oportunidades dadas. Tal dilema me faz reportar as teorias de Wroom acerca da expectativa. Se de um lado jovens buscam sem muito compromisso posições que lhes satisfaçam necessidades imediatas e temporárias, constato que os mais velhos trazem na sua busca expectativas mais longevas. Assim sendo, o dilema do consultor permanece.

Entendo que cabe ao empresário ou aos gerentes optar pela solução mais próxima daquilo que toda empresa precisa, ou seja, resultado. Um severo e rigoroso processo seletivo dotado de entrevistas detalhadas, longas e investigativas, deverá proporcionar a melhor escolha. O que importa é conseguir através delas a obtenção do melhor perfil que possa atender as verdadeiras necessidades do cliente. Portanto, neste mister fica clara a importância de que seja utilizado acima de tudo o bom senso acima do preconceito de um ou de outro. Isso significa ter juízo.

Add a Comment

Your email address will not be published.