IMAGEM PESSOAL E EMPREGABILIDADE

      Houve um tempo que era comum profissionais serem considerados ótimos em seu trabalho mesmo tendo problemas de comportamento. Tais problemas afetavam diretamente seu relacionamento com as pessoas ao seu redor, tanto clientes quanto colegas de trabalho. Este tempo acabou. Hoje um funcionário assim não é mais “ótimo”, considera-se no máximo bom.

      Em tempos de clientes externos cada dia mais exigentes, os clientes internos (os funcionários colaboradores da empresa) passaram também a ser mais exigentes com seus colegas.

      Empresas crescem e enriquecem através do que chamamos de “Times de Alto Desempenho” e para merecer compor este time, o funcionário deverá ser capaz de atuar em várias posições, demonstrar várias habilidades, sobretudo ter uma imagem pessoal que encante seus colegas, chefes e subordinados.

      Traçando um paralelo de um time de futebol, findaram os tempos do “excelente” centroavante que era exímio goleador mas que bebia demais, atrasava para os treinos, era violento com juízes , adversários e até companheiros de equipe. Ficava o tempo todo no campo de ataque, não marcava e andava pelo campo enquanto os jogadores de defesa corriam para roubar a bola e passar para ele, em glória, marcar o  gol da vitória.

      Nestes novos tempos um excelente centroavante tem uma imagem pessoal exemplar e uma vida regrada. Em campo ataca, defende, marca e corre em todas as posições.

      Este exemplo ilustra bem nosso artigo de hoje. Se você quer crescer como profissional, prosperar e alcançar degraus diferenciais na carreira, cuide da sua Imagem Pessoal que é a soma de seu caráter, sua apresentação, suas roupas, seu uniforme, educação, cordialidade com colegas e clientes, equilíbrio emocional, responsabilidade, comprometimento e integridade.  Isso tudo contará pontos marcantes para que você seja e se mantenha um profissional disputado pelo mercado e com alto grau de empregabilidade.

      Um ótimo final de semana.

      Norberto Rotter

Add a Comment

Your email address will not be published.