ELOGIAR AUMENTA AS VENDAS


           Hoje quero lembrar aos leitores que uma das necessidades básicas e fundamentais do ser humano para manter a sua motivação é a manutenção da auto-estima (estude a pirâmide das necessidades básicas de Maslow).

           Já escrevi algo dizendo assim “Numa reunião do líder com cinco colaboradores, será sempre mais fácil corrigir uma pessoa que cometeu uma falha, elogiando as quatro que acertaram ou atingiram o objetivo, deixando para conversar com aquele que destoou do grupo em particular”. O elogio as quatro estimulará a todos, inclusive o que falhou, a melhorar seu desempenho para a próxima reunião, campanha, etc.

            “Errar é humano….” grande engano. Se acertamos mais do que erramos, “ACERTAR É HUMANO”, errar é um acidente.

             O Ser humano tem por natureza a tendência preponderante da crítica, valorizando pouco o elogio. Quando aplico dinâmicas de grupo em cursos de Liderança, invariavelmente chefes duros e competentes em criticar, quando obrigados a elogiar gaguejam, suam as mãos, tremem e ficam com a boca seca de tão nervosos. Falta hábito, costume e esforço pessoal para mudar de comportamento.

             Comprometa-se, seja qual for o seu cargo, a elogiar de maneira formal; por e-mail; por sms ; de preferência pessoalmente, seus pares ou subordinados e até superiores, pelo menos uma vez por semana. Verá uma janela motivacional nova se abrindo na rotina diária do seu grupo de trabalho.

             Comece exercitando em casa. Elogie seu filho; a vestimenta do seu esposa ou esposo; elogie sua irmã e seu pai pelo menos uma vez por semana; incentive seus familiares a fazê-lo também, seu ambiente familiar também irá melhorar.

             Um ótimo final de semana.

             Norberto Rotter

       

Add a Comment

Your email address will not be published.