CUIDE BEM DAS PESSOAS!
“Como você pode humilhar e menosprezar alguém e querer que ela se preocupe com a qualidade do produto ou serviço?”
Quando Tom Peters escreveu esta frase de extremada sabedoria realística, certamente incorporava a indignação que nós consultores sentimos diariamente ao perceber empresas tratando colaboradores como “gado”; acreditando que estes são absolutamente incapazes de SENTIR.
Ainda existem empresários e gerentes que acreditam no ditado “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Vivem na idade da pedra. Se o colaborador é ruim, isso é devido a três hipóteses: ou foi mal contratado, ou foi mal treinado, ou está sendo mal liderado. Em todas elas o empresário é o grande responsável e não cabe aqui nenhum motivo para advertência: admoestação, suspensão, demissão. Cabe sim, uma reflexão profunda sobre o papel que a empresa tem, de terceira escola de pessoas que realmente querem trabalhar.
Ao longo de minha carreira como executivo aprendi que ninguém sai de casa para destruir a empresa que trabalha, salvo uma extremada falta de habilidade do gestor de lidar com o capital humano. Estas são as pessoas que lhe trazem lucratividade e que não podem ser penalizadas por terem escolhido a carreira de “empregados”. Todas são dignas e merecem, acima de tudo, RESPEITO.
Norberto Rotter é Mestre em Ciências Empresariais pela UDE – Universidad de La Empresa – ROU. É Especialista em Qualidade e Produtividade pela FAE Curitiba.
Recent Posts
Prof. Rotter0 Comments
Cultura do Futebol na Política
Prof. Rotter0 Comments
3 situações que desmotivam o seu colaborador
Prof. Rotter0 Comments